Capsulas de tensão na retorcedeira de dupla-torção
     

Uso da Cápsula de Tensão do fio na retorcedeira VTS

A cápsula ou mola tensionadora, que se encontra dentro da canilha na retorcedeira de dupla-torção, é uma das peças mais importantes da máquina retorcedora de fios.

A cápsula tem a importante missão do controle da quantidade de fio puxada do tubete dentro da panela e garantir o equilíbrio do fio na região do fuso. Ao se controlar a quantidade de fio retirada regula-se a quantidade de fio na reserva na parte inferior do disco do fuso. O fio deve dar uma volta de 360 a 540 graus na reserva considerando o tubete cheio. Deve-se manter a quantidade de fio correta na reserva para garantir a correta TPI (torção por polegada) do fio retorcido. Reveja a explicação do funcionamento da máquina retorcedora e passagem do fio aqui.

Através da tensão da mola no interior da cápsula controla-se o freio necessário para manter o equilíbrio no conjunto do fuso da retorcedeira. Se a tensão for muito baixa o fio passa sem dificuldade, não freiando o necessário para dar a volta e formar um belo balão. Se a tensão for muito alta o fio pode arrebentar, perder a reserva e romper. 

A tensão da mola deve ser consistente com o título do fio a ser fabricado. A escolha correta da tensão, que  colocamos na canilha (MTD ou freio do fio), irá definir a qualidade do fio retorcido. A escolha da tensão correta é comprovada na prática.

A tensão no sistema de freio da canilha ocorre de duas formas:

1. A numeração na canilha é inversamente proporcional. A posição 1 adiciona maior tensão no fio, enquanto as posições de números maiores (2,3,e 4) diminuem a tensão do sistema sobre a cápsula.

2. A numeração das cápsulas inicia-se com o número zero (0) para a mola de menor tensão. Conforme o número aumenta, aumenta a tensão da mola interna. Cápsulas com mais de 15 anos a numeração é indicada com anéis gravados. Dessa forma, uma cápsula com dois anéis é a cápsula de número 2. Nas cápsulas mais novas a indicação é feita por números.

Existem dois tipos de cápsulas em uso:

A cápsula lisa ou tipo bulbo é utilizada nas máquinas manuais mais antigas. Nessas máquinas necessita-se um passador de nylon para inserir o fio pelo sistema canilha e prato da retorcedeira.

O outro modelo de cápsula é chamado de cogumelo , devido ao topo da cáapsula possuir uma forma que lebra um cogumelo. Nessas retorcedeiras mais modernas o fio é passado no sistema por ar comprimido, normalmente acionado por um pedal.

Dicas importantes!!
- Observe sempre a cápsula em uso na sua retorcedeira;
- Lembre-se que as cápsulas tem uma vida útil máxima de 18 meses;
- A cada troca de cápsulas devem ser trocadas TODAS as cápsulas em uso na máquina;
- Cápsulas ruins ou antigas devem ser descartadas LONGE da retorcedeiras;
- Se for recondicionar cápsulas, direcione TODAS na mesma retorcedeira, coloque novas nas outras.

 
comentários: 0

 
 
 
 

        • Conteudos da mesma Categoria

 
 
 

        • Produtos Relacionados

 
 
 

Rivitex Com. Imp. e Exp. Ltda

Rua Jose Eugenio Padoan, 15 | CEP 04926-060 | São Paulo/SP

Fone (11) 5517-6082 | Fax (11) 5517-7257

Email: rivitex@rivitex.com.br

desenvolvido por