Novas tecnologias na fiação de anel
     

Novas Tecnologias na fiação de anel

A fiação de anel é atualmente o método mais utilizado na fabricação de fios. Inicialmente desenvolvido nos Estados Unidos em 1830, a popularidade da fiação convencional sobrevive as tecnologias emergentes de processos de fiação mais rápidas. Com o uso do sistema anel/viajante obtêm-se uma qualidade de fio superior e é extremamente versátil. Permite a produção de uma grande varieade densidade linear de fios e retorcer uma grande variedade de fibras. O filatório de anél também é utilizado para duplicação, retorção e encobrimento de fios.

A tecnologia por detrás da fiação de anéis se manteve a mesma durante muitos anos. Recentemente se desenvolveram refinamentos significantes. Mudanças, que sozinhas trazem vantagens pequenas, mas combinadas fornecem importantes sinergias.

1. A introdução de balanças mais compridas reduziu o custo relativo da troca automática de canilhas.
2. A integração de filatórios de anéis e enroladeiras, permitindo a "linkagem" de máquinas e automação.
3. O uso da troca automática levou a redução do tempo de troca das canilhas e o diâmetro do anel se tornou menos crítico.
4. A introdução do "splicer" na enroladeira tornou a emenda de fios uma menor restrição, permitindo o uso potencial de menos fio por fuso (anéis menores).
5. Anéis menores permitem em uma velocidade limitante do viajante (40 metros por segundo), velocidades de rotação mais altas do fuso e consequentemente também da retorção. Essa possibilidade levou ao desenvolvimento de fusos mais rápidos com menor consumo de energia.

Essas combinações transformaram a velocidade máxima potencial do filatório de anel de 15.000 rpm para 25.000 rpm (revoluções por minuto). Diversas dessas melhorias foram aplicadas juntas no mesmo filatório.

 

 
comentários: 0

 
 
 
 

        • Conteudos da mesma Categoria

 
 
 

        • Produtos Relacionados

 
 
 

Rivitex Com. Imp. e Exp. Ltda

Rua Jose Eugenio Padoan, 15 | CEP 04926-060 | São Paulo/SP

Fone (11) 5517-6082 | Fax (11) 5517-7257

Email: rivitex@rivitex.com.br

desenvolvido por