Costura Merrow - Facilitando Operações
     

MERROW - Solução para acabamento e impressão têxtil

Fabricantes de diversos tipos de tecidos e não tecidos utilizam a máquina de "costura de topo" para facilitar suas operações e diminuir o desperdício e retrabalho.

Porque Merrow?

O valor da máquina de #emendaperfeita Merrow é evidente para fabricantes de peças de tecido, que pretendem simplificar operações e economizar custo de matéria-prima e mão-de-obra. O propósito deste artigo é apresentar as máquinaa de costura de emenda e descrever as vantagens oferecidas para o acabamento de diversos tipos de tecidos: lã e tecidos de lã de todas as grossuras, algodão, seda e rayon. A máquina de "costura de topo" também pode ser utilizada para unir materiais tão variados como couro, borracha, Kevlar, lona e papel.

O que ela faz?


No processamento de peças acabadas frequentemente necessitamos unir as peças de ponta a ponta. A costura de emenda, também chamada de “Butted Seam” foi adaptada para esse serviço por juntar pedaços ponta a ponta permitindo que os mesmos mantenham-se planos durante o processo seguinte sem sobrepor o tecido. A ilustração seguinte mostra cada um dos lados de uma costura produzida pela máquina de costura Merrow.


Como funciona?

Para fazer a costura de emenda, dois pedaços de tecidos são fixados com suas bordas uma sobre a outra e juntas passam pela Merrow. A máquina de costura Merrow costura e corta o material supérfluo para que o tecido se mantenha aberto e plano quando a costura é finalizada. As bordas do tecido são confinadas junto à costura para reduzir volume, produzindo uma costura plana apropriada para diversos tipos de processo.

A amostra acima apresenta a costura de emenda mais comum da Merrow, costura plana sem sobrepor o tecido, feita com a máquina 70-D3B-2. 

Vantagens frente as outras costuras:

 

  • Economiza-se em média 1/4 de jarda por costura
  • Devido à direção do ponto, a costura resiste ao encolhimento.
  • A costura plana não danifica rolos ou cabeçotes de impresão.
  • Dependendo da linha utilizada, a costura seca na mesma velocidade que o tecido.

70-D3B-2

A 70-D3B-2 é a máquina de emenda de tecidos e nãotecidos padrão para uso industrial. Permite a produção com um ponto de costura de uma linha especialmente desenvolvida para manter o tecido plano, permitindo alimentação contínua nos processos têxteis de acabamento. A máquina foi desenvolvida para não pular pontos de costura e tem durabilidade comprovada por mais de 60 anos em condições de ambiente de fábrica sem necessitar de serviços técnicos significativos.
Como todas as máquinas Merrow, a 70-D3B-2 é montada manualmente e inspecionada por um rigoroso sistema de qualidade antes do embarque. Todas as máquinas Merrow estão disponíveis em pintura niquelada para utilização em ambientes com solventes ou vapores de soda cáustica.

Velocidade: 2.250 RPM, Largura do ponto: 16 mm. – 33 pontos por centímetro.

Modelos:

70-D3B-2 (modelos RAIL e HP), Velocidade: 2.250 RPM, Largura do ponto: 16mm

70-Y3B-2 (com multiplicador de ponto), Velocidade: 2.250 RPM, Largura do ponto: 16mm 

70-Y3B-2 CNP (niquelada), Velocidade: 2.250 RPM, Largura do ponto: 16mm 

70-D3B2 GAP (costura espaçada), Velocidade: 2.250 RPM, Largura do ponto: 16mm 



Tradução e adaptação Thomas Schwarzbach com autorização da Merrow Sewing Machines Co.

Publicado na Revista Textil 2005

 
comentários: 0

 
 
 
 

        • Conteudos da mesma Categoria

 
 
 

        • Produtos Relacionados

 
 
 

Rivitex Com. Imp. e Exp. Ltda

Rua Jose Eugenio Padoan, 15 | CEP 04926-060 | São Paulo/SP

Fone (11) 5517-6082 | Fax (11) 5517-7257

Email: rivitex@rivitex.com.br

desenvolvido por